Sejam por notícias, redes sociais, histórias que já ouviram ou por ver anúncios dos produtos e/ou serviços, as pessoas desenvolvem uma percepção de como é sua marca enquanto empregadora. É por isso que o Employer Branding existe: trabalhar de forma estratégica ações e comunicação para que a companhia gere a percepção correta para o seu público interno e possíveis talentos.
Uma vez que as empresas se atentam à importância de trabalhar como sua marca empregadora é conhecida e propagada, é comum ver as áreas de recursos humanos, comunicação interna, marketing e DHO , buscarem aprender e entender mais sobre o assunto. Mas por onde começar?
Se sua empresa tem verba e equipe dedicada, vale a pena contratar uma consultoria para a construir um Employee Value Proposition (EVP) e estruturar uma estratégia de médio e longo prazo para sua marca empregadora. Porém, sabemos que essa não é a realidade de todas as empresas. Pensando nisso, queremos trazer aqui algumas dicas práticas e simples de como trabalhar a percepção da sua marca empregadora e atrair os talentos de forma assertiva.
1. Página de carreiras
Quando um talento se interessa por uma oportunidade de emprego, é comum a visita ao site e redes sociais da empresa. A página de carreiras é o espaço ideal para apresentar ao potencial talento como é trabalhar na sua empresa. Aqui não estamos falando sobre apresentar o que a empresa faz enquanto negócio, mas apresentar como é ser um colaborador e estar no dia a dia do negócio.
É fundamental que essa página seja de fácil atualização, pois o seu conteúdo pode (e deve) estar atrelado aos desafios daquele momento. Exemplo: sua empresa está com diversas vagas na área de tecnologia. Neste caso, vale estruturar o conteúdo desta página pensando no que este público mais busca e alinhar os textos, vídeos e depoimentos a este desafio.
Então você se pergunta: “mas não tenho time e nem verba para criar essa página hoje dentro do meu site institucional e, ainda que tivesse, como eu poderia atualizar sempre?”.
A resposta é: tenha uma página externa e faça o link com o seu site institucional.
Com a Bluy você pode construir uma página de carreiras em minutos e tê-la em constante atualização de forma rápida e fácil. Você poderá incluir nesta página: banner, fotos, depoimentos, links das suas redes sociais e textos para apresentar sua marca empregadora e atrair os talentos corretos. E o mais legal: como a Bluy é uma serviço focado em recrutamento e seleção, você terá todas as suas vagas num mesmo local. Ou seja, você apresenta sua marca empregadora e já traz as oportunidades disponíveis no momento.
2. Experiência dos talentos
Uma vez que apresentamos a nossa marca empregadora e um potencial talento se candidata numa posição, precisamos garantir que essa pessoa tenha uma ótima experiência ao longo do processo seletivo, quer ela seja aprovada ou não. Neste item, entendemos que o básico precisa ser feito: entregar um processo simples e fácil de inscrição na vaga e garantir feedback e transparência ao longo do processo seletivo.
2.1. Inscrições
A apresentação da vaga é um item muito importante para a experiência do talento. Precisa ficar muito clara a relação ganha-ganha desta oportunidade. Ou seja, aquilo que a empresa busca versus o que ela oferece em troca para o talento. Além disso, o processo de inscrição em si é também de grande importância. Nenhum candidato gosta de formulários extensos e vários testes, pois isso gera uma frustração logo de cara, além de termos várias desistências logo na etapa inicial.
Com a Bluy, o recrutador abre uma vaga em poucos minutos e os campos obrigatórios foram pensados para a clareza de todos. Já o talento, tem um processo muito simples e seus testes podem ser reaproveitados em diversas vagas. Além disso, a plataforma garante visibilidade das etapas do processo seletivo para o candidato.
2.2. Feedback
Sabemos que muitas empresas usam a combinação de Excel + provedor de e-mail e/ou WhatsApp para se comunicar com os talentos de uma posição. Apesar de ser útil, quando o recrutador precisa se comunicar com centenas ou até milhares de talentos, as chances de haver algum erro ou alguém ficar sem o retorno são muito grandes.
Com o olhar no processo ágil e simplificado para o recrutador, a Bluy oferece funções práticas para garantir feedback e ações de comunicação aos candidatos, seja de forma massiva ou personalizada. Para isso, a estrutura em kanban da plataforma facilita a visualização do processo e separa os talentos dentro do funil.
3. Relacionamento com Banco de Talentos
Imagine essa situação: você não foi a pessoa selecionada para uma posição, mas dois meses depois a mesma empresa entra em contato com você falando de uma nova oportunidade e te convidando a participar no processo seletivo. Isso seria incrível, não é mesmo?
Em processos seletivos geralmente temos mais pessoas com um “não” do que com o “sim”, certo? Todavia, essas pessoas que se candidataram em uma vaga e não foram aprovadas inicialmente, podem ser, num segundo momento, potenciais candidatas para outras vagas. Pensando nisso, ter um banco de talentos e poder filtrar esses perfis com facilidade pode ser bem valioso, pois são pessoas que já se interessaram por trabalhar na sua empresa.
Essa é mais uma funcionalidade da Bluy, que pensa em como gerar experiências incríveis para recrutadores e candidatos.
Com essas dicas e um serviço como a Bluy, você pode começar hoje a desenvolver seu Employer Branding na atração de talentos e a melhor experiência do talento.